terça-feira, maio 4

Em ordem Alfa-Byte-K

O cúmulo da ociosidade na escrita foi ter fincado por um tempo os olhos no teclado em busca da melhor palavra, alguma ainda desdita em criação, e me questionar:
Por que as letras do teclado não estão na ordem alfabética?


Breve histórico linguístico - Uns dizem que foi culpa dos Hebreus, mas acredita-se que a literatura grega originou o alfabeto a partir das palavras Alfa e Beta = Alfabeta. Que significa "do principio ao fim". Antes de Cristo, os Egípcios já tinham um alfabeto de 22 características, os Hieróglifos, como pequenos desenhos. O alfabeto grego possui 22 letras e o alfabeto latino possui 26, com K, W e Y reintegradas ao português desde 2009, devido à nova ortografia nos países de língua portuguesa: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.



Quanto à ordenação das letras no teclado, trata-se apenas de uma cópia do padrão da máquina de escrever, criada pelo inventor americano Christopher Scholes. Com o intuito de organizar as teclas, aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, ele aperfeiçoou a idéia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
CURIOSIDADE: a palavra typewriter (máquina de escrever, em inglês) pode ser escrita só utilizando as letras contidas na linha superior do teclado (QWERTYUIOP).

Nenhum comentário: