segunda-feira, novembro 13

De volta 'as Humanidades

[17:17PM] Acabo de acordar ainda meio grogue da sesta, extendida ao longo das vespertinas horas, como fazia antigamente.E' que voltaram as aulas da Universidade Estadual do meu Ceara, de greve ha 5 meses os professores. Levantei cedo da manha, [6:40AM] o sol morno, tempo meio nublado, embora tenha madrugado em meus escritos e leituras [2:30AM]. Ah, saudades! Percebi que as sentia ao rever amigos e mestres favoritos, dando um banho de aulas de literatura. Cheguei a rezar para que voltasse a sentar numa carteira so' ano que vem, devido a festas constantes, palestras, entretenimentos anulados por certo tempo, que agora vinha preenchendo mui bien. Ontem mesmo fui ao velho querido Dragao assistir um video acerca de Noigandres dos irmaos Campos, Poesia Concreta. Enfim, efervescida de cultura, graças aos meus! Hoje conversei com uma professora surpreendentemente bem disposta. A mesma faltava mais que convinha, a de Filologia Romanica. Ela pediu a turma uma analise de um poema do pro'prio marido, que venceu o concurso litera'rio do tal Ideal Clube das cartas marcadas. Lembrei do dia em que a vi na Bienal do livro e nao a cumprimentei, por pura antipatia mesmo, enquanto eu punhava na bolsa umas obras de Gullar, Hist e Lispector, caradepaumente. Depois, ela indicou que no's elabora'ssemos um artigo cientifico, pois publicac,ao conta um ponto danado no Curriculum Vitae. Bom ter meu conto na seleta da Premius Editora, foi um premio e tanto, A Saida perfeita.

Na hora do intervalo, um susto estupendo. Eu indo, Gil vindo, direc,oes encontradas num abrac,o amistoso (Love You, Dude!). Saimos para comprar revistas Speak Up! no Nucleo de Linguas a R$3 (detalhe: na banca custa 15 contos). Conversamos sobre nos TRAÇAS S/A, iremos retomar as reunioes undergrounds. Em seguida nos inscrevemos no I Forum sobre ensino e aprendizagem da Lingua Materna, algo que me dara' uma luz sobre o meu futuro proximo profissonal. Voltamos para sala de aula, Literatura Portuguesa do tio Doug, por cujo discurso culto engalanado de juventude me entusiasmo febrilmente (admirac,ao doscente aguda, um karma correspondido). Que mente espetacular! Discutimos as macro e microestruturas sociolo'gicas, um tanto de filosofia, linguagem, Saramago, Florbela e José Cardoso Pires. Ao final, entregou as provas sobre Fernando Pessoa e heteronimos realizadas antes da greve. Elogiou os silenciosos da classe que, quando escrevem, dao o colorido de si. Tomei o elogio frente a frente - nota a nota. Voltei para casa sorrindo para as nuvens e o Sol do meio-dia voltou a cercear o horizonte. Agora preciso ir, ja estou atrasada para um colóquio sobre Gumarães Rosa no CH. [18:30]

Nenhum comentário: